Freud
• A mente inconsciente é um reservatório de sentimentos, pensamentos, desejos e memórias que fora da nossa consciência. De acordo com Freud, o inconsciente continua a influenciar o nosso comportamento e experiência, mesmo que não temos consciência dessas influências subjacentes.
O Id, o Ego e o Superego
De acordo com Sigmund Freud, a teoria psicanalítica da personalidade, a personalidade é composta por três elementos. Esses três elementos da personalidade - conhecido como o id, ego e superego - trabalham juntos para criar complexos comportamentos humanos.
Id: está relacionado com o incosnciente das pulsoes, prazer..
Ego:está relacionado com a realidade consciente.
Superego:serve como um mediador das funçoes do ego( contendo os ideiais de um individuo derivados dos valores familiares e sociais) sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de puniçao.
Teoria das fases do desenvolvimento psicossocial:
Fase oral (0 a 18 meses): a zona de erotização é a boca, em que a libido está focalizada no desejo oral.
Fase anal (18 meses a 3 anos): a zona de erotização é o ânus, a libido transfere para este.
Fase fálica ( 3 a 6 anos): a zona de erotização é órgão sexual, onde a criança descobre as diferenças. A libido passa para os órgãos genitais começando a identidade sexual.
Surge nesta fase o Complexo de Édipo que se caracteriza como sentimentos contraditórios de amor e hostilidade.
Fase latência (7 a 11 anos): ocorre uma diminuição das atividades sexuais e transforma a libido para outras formas como amizades, estudos, esportes.
Fase genital: o objeto de erotização ou desejo não está mais no próprio corpo e sim em outro individuo. Inicia-se o pleno desenvolvimento do adulto normal.
Contribuições para a Psicologia:
Independentemente da percepção de teorias de Sigmund Freud, não há dúvida de que ele teve um enorme impacto no campo da psicologia. Seu trabalho apoiado na crença de que nem todas as doenças mentais têm causas