Freud e a educação infantil
RUTE DE OLIVEIRA FRANCO
O PAPEL DA ESCOLA NA ATUALIDADE
Na sociedade em que vivemos, temos observado uma série de avanços e mudanças em todas as áreas. Aconteceram mudanças nas áreas das ciências, das novas tecnologias e por consequências a essas mudanças, podemos observar também mudanças nas pessoas que com a finalidade de se adaptarem a essas inovações, estão buscando meios de aperfeiçoarem sua aprendizagem, pois não recebe na escola a preparação necessária para enfrentarem essas mudanças. Por esse motivo há uma urgência no Brasil em romper com os velhos padrões da educação na finalidade de inová-la e chegar o mais próximo possível do parecer da lei que nos afirma que, “a educação escolar deve preparar o indivíduo para que ele possa se vincular ao mundo do trabalho e à prática social” (LDB, Leis de Diretrizes e Bases, nº09394/96, art,1º,inciso 2º).
O papel da escola é formar cidadãos, dar a eles o ensinamento que necessita para viver e trabalhar nessa nova era de evolução. Para ensinar aos alunos o exercício da cidadania, a escola deve mostrar a eles que o professor não é o detentor do conhecimento e que cada pessoa chega ao ambiente escolar com seu conhecimento prévio adquirido no ambiente familiar. A escola deve mostrar ao aluno sua importância e seu papel na sociedade e torná-lo consciente de seus direitos e deveres. Ela deve suscitar no aluno o desejo de construir seu conhecimento e, ampliá-lo usando informações adquiridas fora do contexto escolar. O aluno deve ter um saber crítico, formar sua opinião e construir com a mediação do professor, sua autonomia.
Com a diversidade de informações que recebemos e que nos chega a tempo real, os alunos não precisam mais de respostas prontas, porém, para que possam transformar essas informações em conhecimento, o aluno deve ter capacidade ou competência cognitiva para construir sua opinião, a