Freud filme
FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR
CURSO PSICOLOGIA- SALVADOR
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
LEILA FAUSTINO DOS ANJOS DOS SANTOS
Salvador/BA
2013
BIBLIOGRAFIA
Rodrigues soares, Antonio
PSICOLOGIA: Ciência e Profissão.
2010,30( num, esp ),8-41
FICHAMENTO
As primeiras contribuições para o estudo da psicologia, no Brasil, são oferecidas por médicos.
Em suas teses de doutoramento (assim eram denominados os trabalhos de conclusão de curso, nas Faculdades de Medicina), nas teses de provimento de cátedra e nas teses de verificação de títulos, incursionavam, estudantes e profissionais, sobretudo no Rio de Janeiro e Bahia, nas searas da psicologia, ( evidentemente, racional ou filosófica), trazendo na lume achados e conclusões de interesse não só para o filósofo e historiador, como para o homem de cultura.
Entusiasma-se observador como, então, não se desdenhava da Filosofia por se a reconhecer como a “ mater scientiarum” , mesmo nas especialidades médicas e por se saber que , sem ela, empobrece o pensamento, padece a lógica, esbate-se a dialética, morre a crítica, apouca-se a criatividade, sofisma-se a verdade. ( p. 12)
Em meados do nosso século, Ivan Petrovitch Pavlov inicia estudos que alcançam a vasta gama dos reflexos condicionados, analisadores cerebrais, inibição interna e neurose experimental, tanto do ponto de vista teórico quanto do estritamente experimental, sempre em referência direta à psicologia. Sua influência, no campo científico, foi definitiva, suscitando inúmeras pesquisas, em todas as partes, e determinando nascimento de escolas, também na área da psicologia.
Nas pegadas da psicologia experimental, que acabara de nascer, com o laboratório de Leipzig, e que tinha em Pavlov um novo nome, as teses da Faculdade do Rio de Janeiro recebem profunda influência. A figura da Henrique Roxo distingue-se pela defesa do primeiro trabalho de psicologia experimental :