fresando engrenagens
A L
Fresando engrenagens cilíndricas com dentes retos
48
48
N
a aula passada você viu como furar na fresadora, utilizando a mesa divisora. Nesta aula você vai aprender a fresar engrenagens, utilizando o aparelho divisor universal e fazendo a divisão indireta. A operação de fresar engrenagens é uma das mais importantes que o fresador executa. Ela pode ser realizada em máquinas fresadoras, no caso de uma só engrenagem. Ou em máquinas especiais, quando se trata de produção em série, como veremos mais tarde na aula reservada para isso.
Você provavelmente sabe o que é engrenagem. É um conjunto de pelo menos duas rodas dentadas em que uma transmite movimento à outra. Mas no dia-adia da oficina, costuma-se chamar engrenagem à própria roda dentada.
A engrenagem tem várias aplicações. Assim você vai encontrar engrenagens em uma máquina de moer cana ou no câmbio de um automóvel. Além de, naturalmente, encontrar engrenagens no sistema de transmissão de movimento das máquinas, de um modo em geral.
Estude bem, faça os exercícios e, quando necessário, não hesite em rever conceitos dados em aulas anteriores.
Como fresar engrenagens cilíndricas com dentes retos
Já dissemos que as engrenagens podem ser produzidas em máquinas especiais além das fresadoras. Nas fresadoras, os dentes das engrenagens são usinados com fresas de perfil constante também chamadas de fresas módulo.
O conceito de módulo já foi introduzido em Cálculo Técnico. Nesta aula você vai aprender como fazer os cálculos para selecionar corretamente a fresa módulo e poder assim usinar as engrenagens. Mas primeiro vamos retomar o conceito de módulo.
A
Nossa aula
A U L A
48
Recordar é aprender
Módulo de uma engrenagem é o quociente resultante da divisão do diâmetro primitivo pelo número de dentes. O módulo é sempre expresso em milímetros. Com o módulo, você pode calcular quase todas as dimensões de uma engrenagem. O módulo é normalizado e expresso
com