fresa
1 – O quê é fresagem?
A fresagem é um processo de usinagem, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. A fresagem consiste na retirada da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados.
2 – Como ocorre a retirada de material na fresagem? Uma ferramenta giratória passa por um metal, fazendo sua remoção parecer um trabalho em material macio e maleável. Esta é a sensação que se tem ao ver uma operação de fresamento, trabalho que consiste em retirar o material em excesso da superfície de uma peça para dar a forma e acabamento necessário. Esta remoção é feita pela combinação de dois movimentos realizados ao mesmo tempo: a rotação da ferramenta e o avanço da peça. No fresamento, o processo de corte é intermitente e o cavaco possui uma espessura variável. A cada revolução da ferramenta, os seus gumes retiram uma certa quantidade de material da peça.
3 – Qual a diferença do corte do material no movimento concordante e no movimento discordante?
Em uma operação concordante, os sentidos das velocidades de corte e de avanço são, em média, os mesmos. A espessura do cavaco decresce durante a sua formação. Como mostrado na animação abaixo, a espessura do cavaco é máxima no início do corte e mínima no final (teoricamente zero). Assim, na saída do gume, ocorre o esmagamento de material e maior atrito entre o gume e a superfície de corte. Quando se trata da ação discordante, ocorre o contrário. Os sentidos das velocidades de corte e de avanço são, em média, opostos. A espessura do cavaco cresce durante a sua formação. Neste caso, a espessura do cavaco é mínima no início do corte e máxima no final. Se ocorre fresamento discordante puro, como mostrado na animação abaixo, a espessura inicial é teoricamente zero. Assim, no momento da entrada do gume, não há corte, mas apenas o esmagamento de material. Consequentemente os esforços e a tendência a vibrações na ferramenta são maiores.
4 – Qual é o