Frequ Ncia Cardiaca
As atividades da cultura corporal de movimento (jogos, lutas, dança, ginástica e esporte) são imprescindíveis para a manutenção da nossa saúde. Vivenciar as atividades corporais, regularmente, é proporcionar mudanças significativas no seu corpo, por isso torna-se necessário o conhecimento de cada conteúdo da cultura corporal de movimento para ampliar as possibilidades de movimento do seu corpo.
Compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas é uma competência que deve ser adquirida pelo aluno do ensino médio. Os conhecimentos e aprendizagens que subsidiam o educando para o autogerenciamento das atividades corporais. Inseridos nele, encontram-se os conhecimentos de anatomia, fisiologia e biologia que capacitam para uma análise crítica dos programas de atividade física e o estabelecimento de critérios para o julgamento, escolha e realização de atividades corporais saudáveis (PCNS ENSINO MÉDIO).
A compreensão do funcionamento do organismo, no que concerne ao consumo de energia ou acúmulo em forma de gordura, poderá diminuir a prática, tradicional entre jovens, de períodos de jejum prolongados, utilização de inibidores do apetite, práticas desportivas utilizando excesso de agasalhos, a fim de alcançar uma silhueta culturalmente aceita como bela (PCNS ENSINO MÉDIO).
Vamos iniciar pela fisiologia, para introduzir o conteúdo ginástica, estudando a frequência cardíaca.
1- A FREQUÊNCIA CARDÍACA
Frequência Cardíaca é o número de vezes que o seu coração bate por minuto. O coração de um adulto bate, geralmente, 60 a 100 vezes por minuto. A frequência cardíaca da mulher é, geralmente, superior à do homem (músculo cardíaco mais eficiente). A idade, o peso e a altura podem fazer com que o coração bata menos de 60 vezes ou mais de 100 vezes por minuto.
A atividade