Freios
FREIOS
É o sistema que para ou diminui a movimentação do veículo.
No veículo temos o freio de pé que funciona no pedal de freio. Nos veículos automáticos ele é o pedal da esquerda.
E temos ainda o freio de estacionamento, ou, freio de mão, que usamos com o veículo parado em aclives, declives ou mesmo para paradas momentâneas em semáforos, etc.
FREIOS
Quando você pressiona o pedal de freio, seu carro transmite a força de seu pé para seus freios por meio de um fluido. Como os freios em si requerem uma força muito maior do que você poderia aplicar com seu pé, seu carro precisa multiplicar a força do seu pé. Ele faz isso da seguinte maneira:
Força de alavanca:
O pedal é projetado de tal maneira que pode multiplicar a força da sua perna diversas vezes antes mesmo que qualquer força seja transmitida ao fluido de freio.
Multiplicação da força hidráulica:
Os freios transmitem a força aos pneus usando o atrito, e os pneus, por sua vez, transmitem essa força à estrada usando também o atrito
FREIO A TAMBOR
Os freios a tambor funcionam a partir do mesmo princípio dos freios a disco: sapatas exercem pressão contra uma superfície giratória e possuem acionamento hidráulico (fluido de freio).
FUNCIONAMENTO
Quando pisamos no pedal de freio o pistão empurra as sapatas contra o tambor. Para que ele funcione corretamente é necessário que as sapatas permaneçam perto do tambor sem tocá-lo, se elas se afastarem demais o pistão necessitará de mais fluido para acionar e o pedal de freio vai ficar com maior curso quando acioná-lo. FREIO ESTACIONÁRIO
O freio de estacionamento em um carro precisa ser acionado por uma fonte de força diferente daquela usada pelo sistema de frenagem primário. O formato do freio a tambor permite um mecanismo de atuação com um simples cabo. Quando o freio de estacionamento é ativado, um cabo puxa a alavanca que, por sua vez, força as duas sapatas a se separarem.
Bibliografia: http://carros.hsw.uol.com.br/freios.htm http://