Freio Hidraulico
Campinas
2014
Luane C. Machado Quirino (B9259I-9), Marcelo Fernandes (B92512-4), Raimundo N. D. Maranhão Filho (B92AFJ-7), Rodrigo Caetano da Silva (B922BE – 2)
Engenharia Civil – EC2R12
FREIO HIDRÁULICO
Trabalho apresentado para a disciplina
De Trabalho Integrado – APS da
Universidade Paulista UNIP sob a orientação
Campinas
2014
SUMÁRIO
Introdução 4
Freio hidráulico 5
Funcionamento do freio hidráulico 6
Fluidos hidraulicos em freios 7
I - Viscosidade 7
II – Classificação dos fluidos de freio .............................................................. 8
Montagem do Projeto Freio Hidráulico........................................................................ 9
Conclusão...................................................................................................................10
Introdução
O objetivo é demonstrar a partir deste trabalho, de forma simples, o motivo pelo qual ao pisar nos freios de um carro fazemos pouco esforço, mas conseguimos pará-lo.
Freio Hidráulico
A ideia básica por trás de qualquer sistema hidráulico é muito simples: a força aplicada em um ponto é transmitida a outro ponto usando um fluido incompressível, quase sempre algum tipo de óleo. A maioria dos sistemas de freio também multiplica a força no processo.
Sabemos, de acordo com o principio de Pascal, que quando aumentamos a pressão em um liquido contido em um recipiente fechado, a pressão é distribuída integralmente a todos os pontos. Esse princípio mostra que os líquidos podem aumentar ou diminuir a força aplicada ou transmitir força.
No freio hidráulico contamos com o auxilio de diversos componentes de diferentes funções para criar pressão, conduzir o fluido hidráulico e para gerar a força que será aplicada nos componentes de atrito.
Funcionamento do freio