FreiLino Audio

721 palavras 3 páginas
A igreja de são domingos foi a primeira igreja do estilo moderno na cidade de sp
Na época ate a igreja questionou, porque falou que era muito liberal muito aberta, movimento de pessoas que vinham pra escutar palestras dos freis, muitas conferencias juvenis 1938
Coro cheio de frades
Do lado tem o convento, mais de 100 estudantes que os freis estudavam, frades, grandes personagens da historia do brasil (hoje em dia pentágono, hoje alugado)
Era estilo moderno, para época absurdo, teve influencia de protestante presbiteriano que influenciaram na abertura da igreja, deixaram a igreja mais aberta mais acolhedora
Escultura da nossa senhora de todos os povos: foi uma obra prima de um italiano
Questionado por ser uma escultura simples e mais moderna, mas a sociedade estava em fase de avanço por isso foi aceita.
O regime militar não gostou (castelo branco) perseguia os frades, dizia que eles incentivavam a juventude a pensar diferente. De fato acontecia porque os freis escondiam estudantes, ajudavam eles a sair do pais.
A igreja adotou o espirito do vaticano segundo, a grande reunião que houve em roma, com o papa joao 23. Ele ajudou muito países da américa latina a pensar um pouco com igreja que acolhia só que a sociedade, não compreendeu, começaram a se afastar.
A arquitetura é influencia italiana, teve uma sensibilidade, uma preocupação.
São domingos esta com o braço exposto para que a palavra de deus seja anunciada na verdade. Que passe para o mundo como evangelização.
Nessa igreja nasceu um dos primeiros jornais do brasil, o brasil urgente. Os militares não queriam, porque falava diferente da folha, do estadão e eram os jovens que faziam. (embaixo do porão, na parte do convento).
A casa do cardoso de almeida, que foi quem deu a casa.
A igreja mudou o estilo de estrutura, arquitetura mas a essência não mudou. A cruz antes tinha o cristo pregado e agora apenas colocaram a cruz e foi questionado aonde esta o jesus pregado. São domingos quis mostra que cristo ultrapassou

Relacionados