frei luis de sousa
Português
Síntese das características literário-estilísticas de Frei Luís de Sousa
Características românticas
• Estas características são, essencialmente, as seguintes: os agouros e as superstições populares dão expressão à manifestação da cultura portuguesa; os valores patrióticos e nacionais são exaltados, sobretudo, através de Manuel de
Sousa Coutinho; a religião cristã surge como consolo; realismo psicológico sustentado na personagem Telmo; a experiência pessoal do autor; morte de Maria.
Aspectos trágicos
• Muitos elementos da tragédia clássica estão presentes na obra, como a hibris, o esboçar de um conflito (que nasce da hibris e se desenvolve através da peripécia e do reconhecimento (agnórise) imprevisto que provoca a catástrofe e que acarreta a morte física (Maria), psicológica (Manuel e Madalena) e social (família) de todas as personagens) entre as personagens há um destino implacável, revelado através de indícios e presságios. O desencadear da acção dá-nos conta do sofrimento (pathos) que se intensifica (clímax) e conduz ao desenlace. O sofrimento age sobre as espectadores, através dos sentimentos de terror e de piedade, para purificar as paixões (catarse). Outras características: simplicidade da intriga; estrutura tripartida da acção dominada por personagens torturadas por conflitos de consciência: D.
Madalena e Telmo e pelo coro desempenhado por Telmo e pelo coro final.
Personagens
• Madalena, casada em primeiras núpcias com D. João desaparecido em Alcácer
Quibir, casa, pela segunda vez, com Manuel de Sousa Coutinho. Infeliz e angustiada, vive perseguida pelo remorso de ter começado a amar Manuel em vida de D. João e por um medo de que o seu primeiro marido, cuja morte nunca foi confirmada, regresse. Respeita Telmo, embora este alimente os seus terrores e as suas superstições. Personagem romântica, ela é também produto da sociedade em que se insere.
•
Maria, filha de Madalena e de Manuel de Sousa Coutinho,