Frei luis de sousa
Nesta cena Manuel de Sousa Coutinho tenta convencer sua mulher Madalena de Vilhena que a única opção que têm no momento é mudarem-se para o palácio de D. João de Portugal (devido ao Luis de Moura e os outros governadores que querem-se instalar no palácio de D. Manuel como se este fosse uma pousada). Madalena fica aterrorizada com a ideia de ter de mudar de novo para o palácio de ser primeiro marido e explica a Manuel que ao ir para lá é como se voltasse ao poder dele, que é como se o fosse encontrar ali e que o voltar para aquela casa os vá separar (Madalena, Manuel e Maria) (como diz na terceira fala da cena). Mesmo com todas as explicações e súplicas de Madalena para não irem para tal semelhante casa (esta chega mesmo a dizer para irem para uma cabana de um pobre pescador dos arredores) Manuel continua firme na sua decisão.
Na última fala de Manuel este continua a afirmar que ira dar uma lição aos tiranos que se querem apoderar de sua casa. 1. Nesta cena, estão em confronto Manuel de Sousa, modelo do herói clássico, e Madalena, paradigma da sensibilidade, própria da heroína romântica. 1. Organize os nomes da lista que se segue, em função de uma e de outra personagem:
Razão; Lealdade; Lucidez; Honra; Determinação; Patriotismo; Presente; Individualismo; Emoção; Hesitação; Passado; Terror.
Manuel – Razão, Lealdade, Lucidez, Honra, Presente, Determinação, Patriotismo
Madalena – Individualismo, Emoção, Hesitação, Passado, Terror 2. Relacione a sua escolha com as penúltimas falas de Manuel Coutinho e de Madalena Vilhena.
Na penúltima fala de Madalena esta demonstra a Manuel o terror, a hesitação e a emoção ao ir para tal casa, pois devido ao passado desta ela não quer voltar ao palácio de seu primeiro marido, ficando assim um pouco individualista pois só esta a pensar nela e não na família. Manuel por sua vez diz-lhe que o que Madalena viveu com D. João é passado e que o presente é