Frei Lu S De Sousa Trag Dia Ou Drama

566 palavras 3 páginas
FREI LUÍS DE SOUSA

1 Classificação da obra – tragédia ou drama?

• Aspectos comuns à tragédia grega: a O reduzido número de personagens e seu estatuto nobre. b O papel concedido ao destino que enleia e sufoca as personagens indefesas (materializado em D. João) c A existência de presságios (indícios trágicos) que, ao longo da acção, prenunciam um desenlace fatal. d A estruturação da acção segundo as etapas fundamentais da tragédia grega : o desafio à ordem política, social e moral vigentes ( hybris - transgressão) – casamento de madalena com MSC; o incêndio do palácio;revolta de Maria contra as regras impostas pela religião e pela sociedade ; o sofrimento crescente das personagens (pathos); o adensar da atmosfera trágica para o que concorrem os presságios ; a mudança súbita no rumo dos acontecimentos (peripécia), com a chegada do Romeiro ; o desfecho fatal ( a catástrofe), com a separação do casal e a morte física de Maria.
• Aspectos da obra enquanto drama romântico / características românticas da obra: a A vivência de um grande amor impossível devido às convenções religiosas, sociais e morais; a morte como solução para os conflitos. b A valorização da intuição em Madalena e Maria; a crença em agouros e superstições. c O individualismo e a rebeldia: a valorização do indivíduo em conflito com a sociedade e a religião; a defesa da liberdade individual como valor fundamental. d A defesa intransigente de valores como o nacionalismo e o patriotismo. e A escolha de um tema nacional de fundo histórico ( a derrota de Alcácer-Quibir com a consequente perda da independência e ocupação filipina) f Um texto escrito em prosa / uma linguagem natural, fluente de recorte coloquial ( exceptuando as duas últimas cenas da obra)

2 . O alcance crítico da obra: apenas um drama familiar ou também um drama nacional, com significado histórico e político? D. João de Portugal corporiza o passado opressor e fantasmagórico que, durante 14 anos, exerce uma

Relacionados