Freelancers
UNIDADE – SOBRAL/ CE
CURSO – ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORES – FABIANO GALÃO, IVAN CAMPOS, ELISA NANTES, WILSON SANCHES E MÔNICA SILVA.
DISCÍPLINAS – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E LINGUAGUEM, HOMEME CULTURA E SOCIEDADE, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
RICARDO SILVA PEREIRA
SOBRAL – CE
MAIO, 2013.
RICARDO SILVA PEREIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
SOBRAL – CE
MAIO, 2013
QUESTÕES PROPOSTAS:
01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das demais organizações burocráticas?
As empresas que adotam os freelancers tem vantagens sobre as chamados empresas burocráticas, na gestão de pessoas, pois, o foco dessas empresas é a gestão direta dos resultados, enquanto que as empresas convencionais não tem essa flexibilidade, devido a preocupação com a gestão, com o modelo de execução dos processos para aí chegar ao resultado desejado. Com isso, podemos perceber que, quando empresas contratam profissionais sem vínculo empregatício conseguem melhores resultados, isso se deve, principalmente, ao modelo autônomo do profissional que depende exclusivamente do seu trabalho e resultado. Outro diferencial dos freelancers é a flexibilidade, ou seja, de acordo com as tendências do mercado, sem a necessidade da empresa trabalhar diretamente a sua cultura e sua adaptação, tendo em vista a capacidade de mudanças de seus colaboradores.
02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes