Freelancers no brasil
RICARDO DANIEL
“FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS”
Arcoverde
2013
RICARDO DANIEL
“FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS”
Trabalho de Administração. apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Teorias Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Cultura e Sociedade,Comunicação Organizacional.
Orientador: Prof. Fabiano Galão Prof. Ivan Campos Profª. Elisa Nantes Prof. Wilson Sanches Profª.Mônica Silva
Arcoverde
2013
INTRODUÇÃO
O modelo tradicional de empregado começa a perder espaço para um novo conceito de trabalhadores, os Freelancers, que estão conquistando o mercado em expansão. Estes tipos de funcionários são cada vez mais procurados principalmente pelas grandes empresas americanas e brasileiras, por terem uma flexibilidade maior nos seus horários e significativo baixo custo, pois, na maioria das vezes não há vinculo formal entre esses profissionais e as empresas.
Como citado no texto a IBM grande empresa no ramo de tecnologia, é uma das empresas que mais contrata este tipo de profissional, no entanto não foi fácil incluir no seu quadro trabalhadores temporários, pois sofreu varias criticas quando resolveu trocar uma parte dos funcionários fixos por freelancers.
A liberdade de executar tarefas em casa e ou com horários flexíveis, tem cada vez mais atraído as gerações mais novas de trabalhadores, mesmo sabendo que este tipo de trabalho não é formalizado em carteira de trabalho ou sem nenhum vinculo empregatício.
Deste modo, é muito natural que as empresas dêem maior atenção a estes profissionais temporários em momentos de escassez e crises da mão-de-obra, pois é cada vez mais comum a adoção de freelancers na estrutura fixa dessas empresas.
No entanto no Brasil esta tendência tende a sofrer empecilhos devido a legislação trabalhista, que