FREELANCER-Uma nova forma de trabalho
FREELANCER – UMA NOVA FORMA DE TRABALHO
Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.
Orientadores: Prof. Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva.
SÃO LOURENÇO DO OESTE – SC
MAIO – 2013
INTRODUÇÃO
Um novo modelo de trabalhador surge no mercado, e está se valorizando a cada dia: o freelancer. Pessoas que tem como objetivo um trabalho informal, sem regras, horários ou burocracia. Esse tipo de colaborador é contratado para serviços temporários, para elaboração de um projeto, cumprindo um determinado tempo para ser feito, devendo ser exatamente como o contratante quer. Esse trabalho tem suas consequências, vantagens e desvantagens. No texto a seguir será apresentado, além dessa forma de trabalho, a organização de grandes empresas como o gigante Google e o milionário Facebook, e sua colaboração em relação aos freelancers.
FREELANCER – UMA NOVA FORMA DE TRABALHO
O mercado de trabalho traz, além de uma variada gama de ofertas, uma grande quantidade de profissionais que não tem interesse neste mercado formal e burocrático, a eles dá-se o nome de freelancers, um termo em inglês que significa profissional autônomo, no Brasil também é conhecido como “freela” ou “frila”. Esse profissional trabalha sem vínculo empregatício. Esse tipo de negócio se torna mais comum no mercado de trabalho haja visto que não há necessidade de uma contratação formal. Empresas que tem por objetivo trabalho rápido e de qualidade sem vínculos aderem aos freelancers, pois o trabalho é feito em um determinado tempo e com satisfação garantida ao cliente. Empresas que solicitam esse tipo de trabalho