Frederick Winslow Taylor
Frederick Winslow Taylor
Nascido no estado da Filadélfia, nos EUA em 1856. Se tornou
um importante engenheiro mecânico norte-americano e é considerado o pai da gestão científica do trabalho e o precursor do estudo do tempo e do movimento.
“O primeiro objeto de qualquer bom sistema deve ser o de desenvolver homens de primeira classe.”
Na concepção de Taylor, a gerência deveria atuar de maneira cooperativa e ter uma atuação no sentido de apoiar o trabalho dos operários. O conceito de produtividade estava em achar o desafio adequado a cada pessoa, dentro de seu potencial, então pagando-se bem pelo desempenho superior.
1º Período de Taylor-Shop Managemant
Mostra as técnicas de racionalização do trabalho do operário por meio do
Estudo do Tempo e Movimento .
Fanático da medição dos tempos acreditava que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva.
2º Período de TaylorPrincípios de Administração Científica
Concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios.
Taylor entendia que para garantir maior produção com menor custo era preciso adotar os seguintes ítens: 1-Seleção Cientifica Do Trabalhador
O trabalhador deve desempenhar tarefas compatíveis com sua capacidade, deveria ser treinado para a função buscando aumento de produtividade. 2-Tempo-Padrão
Cada funcionário deverá produzir um mínimo estabelecido pela empresa, isto deveria ser rigorosamente controlado, pois ele entendia que se o salário tivesse garantido, o funcionário não se esforçaria.
3-Incentivo Salarial
Seu rendimento seria proporcional a sua produção.
4-Gerentes Planejam, Operários Executam
O planejamento era exclusivo das gerências, sem participação dos operários. 5-Divisão Do Trabalho
O trabalho era dividido em várias etapas, buscando através da simplicidade de cada tarefa, aumento de produtividade e remuneração proporcional ao volume produzido.