Frederick Taylor e Henri Fayol
Túlio Moraes de Souza
Administração com ênfase em Comércio Exterior
1º Semestre/2015
Trabalho sobre as principais contribuições de Frederick Taylor e Henri Fayol
Frederick Taylor
A Administração Científica, também conhecida como Taylorismo, é a teoria gerencial que analisa e sintetiza os movimentos e tempos gastos em cada tarefa, melhorando a produtividade do trabalho. Os princípios da administração científica foram desenvolvidos por Frederick Taylor.
Os princípios básicos da Administração Científica consistem em desenvolver métodos padronizados, seleção de trabalhadores, treinamento, planejamento das tarefas de cada trabalhador, incentivos para aumentar os resultados e a racionalização do trabalho.
Algumas de suas principais contribuições foram: Abordagem científica para administração e melhoramento de processos de produção; Importância da compensação pela performance; Iniciou estudo criterioso de divisão de tarefas; Importância dos critérios de seleção; Projetos de treinamento.
Henri Fayol
Engenheiro e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial e a formular uma teoria completa de gestão.
Enquanto a ênfase de Taylor estava nas tarefas, Fayol partia da visão macroscópica da organização, focando as funções de gerenciamento e a estrutura organizacional.
Para Fayol a tarefa de organizar consiste em divisão do trabalho, autoridade, unidade de comando, unidade de direção, centralização e hierarquia.
Algumas de suas principais contribuições foram: Considerar a administração uma função distinta das outras funções, como finanças, produção e distribuição, e o trabalho do gerente distinto das operações técnicas das empresas; Também contribuiu para que se tornasse mais nítido o papel dos executivos; Desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo;