fre contabil
Essa demonstração para Slomski (2008, p. 160), “Demonstra o ativo financeiro, o ativo permanente, o passivo financeiro, o passivo permanente, o saldo patrimonial e as contas de compensação”.
De acordo com Silva (2004, p. 354), “O Balanço Patrimonial compreenderá as contas do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido”.
Segundo Groppelli (2002, p.349) “Os valores que aparecem no balanço patrimonial da empresa representam o valor histórico do total dos ativos disponíveis para gerar vendas e lucros”.
O Balanço Patrimonial é a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todos os lançamentos das operações de um período terem sido feitos, após todos os provisionamentos (depreciação, devedores duvidosos, etc) e ajustes, bem como após o encerramento das contas de Receita e Despesa também terem sido executados.
O Balanço Patrimonial é a mais importante demonstração contábil de “posição” das contas num determinado momento. Imagine-se a estrutura e hierarquia do sistema contábil de informação.(Iudícibus e Marion, p. 185, 2008)
Balanço Financeiro
O Balanço Financeiro demonstra as receitas e as despesas que foram realizadas.
Para Slomski (2008), o Balanço Financeiro demonstra a receita orçamentária, a despesa orçamentária e a movimentação extra-orçamentária de pagamentos e recebimentos, bem como os saldos do exercício anterior. Corroborando com Slomski (2008), Silva (2004) diz que o Balanço Financeiro demonstra a despesa e a receita do orçamento, os pagamentos e recebimentos extra-orçamentários, e os saldos do exercício anterior. “O balanço financeiro representa ao final do exercício o produto da contabilidade financeira, cuja função é a de registrar as operações relativas à movimentação de valores, especialmente numerário” (SILVA, 2004, p. 351).
“A avaliação da gestão financeira é feita pela correspondência entre os valores do Balanço Financeiro e os indicadores do balanço financeiro e os