Fraçao imobiliaria
Que tal ser dono da casa na praia dos seus sonhos gastando apenas 200 mil reais? mas na verdade essa é a proposta de um modelo de compra ainda pouco conhecido no Brasil, a posse fracionada.
Basicamente, ele funciona da seguinte forma: diferentes compradores adquirem uma fração de um bem dividindo sua posse e o direito de uso.
Presente no mercado europeu e americano há mais de 20 anos, no Brasil a compra fracionada é mais difundida entre bens de luxo como helicópteros, jatinhos e iates, a chance de ser dono de um bem que você não seria capaz de pagar sozinho e a possibilidade de pagar pelo imóvel um valor compatível ao uso que você faria, sem pagar o preço cheio por um imóvel que será usado poucas vezes por ano.
“São imóveis voltados a compradores de alto padrão que gostariam de ter uma casa de veraneio, mas sabendo que não vão usá-la 12 meses ao ano, e se muito em 15 dias de férias, em vez de gastar 3, 4 milhões de reais para usar a casa por um mês, compartilham a casa para imobilizar menos capital”
O negócio é atrativo pois, dá ao cliente e à sua família o direito de usufruir de um resort que custaria milhões de reais. Também acaba com qualquer preocupação com a manutenção e as contas rotineiras - como IPTU e água - do imóvel (esses encargos já vêm inclusos no valor da compra). E mais: adquirir uma fração traz, na maioria dos casos, as mesmas vantagens que a aquisição de um imóvel. A fração torna-se um bem herdável e negociável: o proprietário pode repassá-la ou revendê-la a terceiros quando quiser
Além disso, alguns resorts brasileiros que vendem propriedades fracionadas fazem parte do The Registry Collection, site que reúne centenas de propriedades de férias disponíveis para intercâmbio no mundo todo.
No Brasil, atualmente, há três resorts que vendem propriedades de maneira fracionada e que fazem parte do site Registry Collection. Um deles é o Quintas Private Residence, inaugurado