Fraude no leite
Campus São Miguel do Oeste
Beatriz da Silva rosa
Trabalho de Bioquímica de Alimentos
São Miguel do Oeste – Maio de 2013
01- MP faz nova operação contra fraude no leite e prende suspeitos no RS
Mandados de busca e apreensão e de prisão são cumpridos no estado.
Envolvidos adicionavam água e ureia ao produto para aumentar o lucro.
De acordo com o promotor Mauro Rockenbach, o leite batizado era transportado pelos investigados até a Confepar, do Paraná. "Seguiam levando o leite gaúcho sabendo desde fevereiro que esse leite estava com restrição. O produto ia para Pato Branco", disse ao G1 o promotor no início da manhã desta quarta.
De acordo com a investigação, as transportadoras adulteraram pelo menos 120 mil litros de leite nas duas cidades nos últimos três meses. O MP ressalta que este volume foi apreendido e não chegou ao mercado. Na manhã desta quarta, o leite que estava em caminhões na transportadora foi apreendido por técnicos do Ministério da Agricultura e será analisado. A previsão é que o resultado dos testes saia em até três dias.
"A indústria sabia que todo esse grupo estava com restrição por fraude de formol porque foi enviado um memorando. Eu não estou dizendo que eles industrializavam este leite, mas eles sabiam. Eles que digam o destino que deram ao leite recebido", afirmou o promotor após as prisões.
Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/05/ministerio-publico-faz-nova-operacao-contra-adulteracao-do-leite-no-rs.html
22/05/2013 08h18 - Atualizado em 22/05/2013 15h11
02- RS: Empresário diz que só dava aos filhos o leite produzido por ele
Segundo o Ministério Público, 11 laudos comprovam que mais de 133 mil litros foram adulterados
Na transportadora, localizada em um propriedade rural de Rondinha, no norte do Rio Grande do Sul, foram encontradas notas fiscais que comprovam a compra