Fraude na Internet
1. Engenharia Social
Nos ataques de engenharia social normalmente o atacante frauda a sua identidade, se fazendo passar por outra pessoa, e utiliza meios como uma ligação telefônica ou e-mail, para persuadir o usuário a fornecer informações ou realizar determinadas ações, como por exemplo executar um programa, acessar a página de Internet Banking através de um link em um e-mail ou em uma página, etc.
1.1. Como me protejo deste tipo de abordagem?
Em casos de engenharia social o bom senso é essencial. Fique atento para qualquer abordagem, seja via telefone, seja através de um e-mail, onde uma pessoa (em muitos casos falando em nome de uma instituição) solicita informações (principalmente confidenciais) a seu respeito.
Procure não fornecer muita informação e não forneça, sob hipótese alguma, informações sensíveis, como senhas ou números de cartões de crédito.
Nestes casos e nos casos em que receber mensagens, procurando lhe induzir a executar programas ou clicar em um link contido em um e-mail ou página Web, é extremamente importante que você, antes de realizar qualquer ação, procure identificar e entrar em contato com a instituição envolvida, para certificar-se sobre o caso.
2. Fraudes em Comércio Eletrônico e Internet Banking
Normalmente, não é uma tarefa simples atacar e fraudar dados em um servidor de uma instituição bancária ou comercial. Então, atacantes têm concentrado seus esforços na exploração de fragilidades dos usuários, para realizar fraudes comerciais e bancárias através da Internet.
Portanto, é muito importante que usuários de Internet tenham certos cuidados ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking.
A seção 2.2 discute algumas situações envolvendo fraudes no acesso a estes sites e a seção 2.2apresenta alguns cuidados a serem tomados pelos usuários de Internet.
2.1. Que situações podem ser citadas sobre fraudes envolvendo comércio eletrônico ou Internet Banking?
Existem diversas