frasse
Todo tumor maligno que ocorrer em boca pode ser chamado de câncer de boca, porém nos artigos que lemos ele se refere especificamente a um tipo de tumor maligno que é chamado de Carcinoma Epidermoide ou Carcinoma Espinocelular ou Carcinoma de Céls. Escamosas é o mesmo tumor, esse carcinoma é chamado de câncer de boca pq até 95% dos canceres de boca são do tipo Carcinoma Epidermoide, embora possa parecer neoplasias que não sejam desse tipo.
CARCINOMA EPIDERMOIDE: é a displasia maligna mais frequente na cavidade bucal.
• Alguns estudos são feitos a partir da ficha do laudo histopatológico, entrevistas, prontuários para complementar as informações.
• O câncer de boca ele é muito mais frequente em homem do que em mulher.
• É mais frequente na raça branca.
• Os fatores de risco mais associados ao câncer de boca é o tabagismo em 1° lugar, o álcool quando associado ao habito do tabagismo, não há pesquisas mostrando que o álcool sozinho seja um fator para o câncer de boca. Radiação solar é mais associado ao câncer de lábio inferior. Alimentação pobre em frutas e verduras podem tbm contribuir mas são fatores que estão associados de forma menos significativas.
• O local mais afetado pelo câncer de boca é a língua (na borda lateral do terço mais posterior).
• As lesões são mais diagnosticadas nos estágios mais avançados que são o (3 e 4), ele é feito em 4 graus ou estágios, sendo o estágio 1 e 2 quando a lesão é diagnosticada precocemente e o estágio 3 e 4 quando o diagnóstico é tardio. Esse estágio leva em consideração o tamanho do tumor no diagnóstico, a presença de metástases locais, e o 3° critério a presença de metástase a distância como em outros órgãos. E pq é mais diagnosticado nos estágios terminais? Por causa que os pacientes não procuram atendimento pq mts vezes o acesso é difícil aqui no Brasil, o tabagista não quer parar de fumar, a questão do medo atrasando a busca e a falta de qualificação do profissional.
• Em