frases filosofas
A Companhia do Comércio do Maranhão, também referida como Companhia do Estanco do Maranhão, foi uma empresa privilegiada, de carácter monopolista, criada sob o reinado de D. Pedro II (1667-1706), em Portugal.
Fundada em 1682 em carácter de exclusivo comercial, destinava-se a fomentar a agromanufatura de açúcar e o cultivo de algodão, através do fornecimento de crédito e de escravos africanos aos produtores da região, assegurando o transporte em segurança daqueles géneros em segurança para a Europa.
A Guerra dos Mascates que se registrou de 1710 a 1711 na então Capitania de Pernambuco, é considerada como um movimento nativista pela historiografia em História do Brasil.
Confrontaram-se os senhores de terras e de engenhos pernambucanos, concentrados em Olinda, e os comerciantes reinóis (portugueses da Metrópole) do Recife, chamados pejorativamente de mascates. Quando houve as sedições entre os mascates europeus do Recife e a aristocracia rural de Olinda, os sectários dos mascates se apelidavam Tundacumbe, cipós e Camarões, e os nobres e seus sectários, pés rapados - porque quando haviam de tomar as armas, se punham logo descalços e à ligeira, para com menos embaraços as manejarem, e assim eram conhecidos como destros nelas, e muito valorosos, pelo que na história de Pernambuco, a alcunha de pés rapados é sinônimo de nobreza.
Felipe dos Santos; Tiradentes etc. foram considerados Líderes majoritários;principais lideres
A Revolta de Felipe dos Santos ou Revolta de Vila Rica como também era conhecida, foi um movimento do tipo nativista ocorrido na primeira metade do século XVIII, precisamente em 1720, nos territórios do Estado de Minas Gerais onde havia muita produção aurífera, ou seja, produzía-se ouro em abundância nos tempos do chamado Ciclo do Ouro. Os motivos desta revolta, deu-se