Frase: "E pur si muove!" Galileu Galilei
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
RELATÓRIO DE PESQUISA, NOME DA DISCIPLINA
RIO DE JANEIRO, 2013
Introdução
Este trabalho é uma análise de um fato histórico referente à vida do astrofísico e matemático Galileu Galilei(1564-1642), natural de Pisa na Itália, que obteve inúmeros resultados relevantes no meio científico, impulsionando principalmente a pesquisa no ramo da astronomia.
Histórico da época
Galileu Galilei viveu em uma época onde a igreja católica era estruturada para censurar e reprimir ensinamentos ou pesquisas que se colocassem contra os dogmas impostos aos seguidores, liderava a igreja na época o papa Urbano VIII (Maffeo Barberini). Em um âmbito geral, Galileu chegou a negociar meios com a igreja católica, pelos quais não seria julgado como herege, e conseguiria apresentar sua pesquisa de forma a amenizar os impactos questionados, porém nunca consolidaram os acordos.
A frase: "E pur si muove!"
A frase que significa: "no entanto, ela se move" (se referindo à Terra), foi conhecida como proclamada por Galileu Galilei, no final de seu julgamento, após ter sido condenado pelo tribunal da Santa inquisição da igreja católica. Galileu foi forçado a desmentir toda a sua pesquisa cientifica sobre o heliocentrismo e ficar em prisão domiciliar. Essa célebre frase, ficou marcada na história como um lamento sarcástico de Galileu à censura da igreja. A frase assume importante posição na definição do sentimento de Galileu, e ficou conhecida como lendária na história. Não existe nenhuma evidência concreta que Galileu murmurou a frase citada após ajoelhar-se perante a igreja e negar suas teorias, porém observamos que foi um afronto a igreja, um "desabafo" contra aqueles que se proclamavam donos da verdade absoluta e tinham o