frase, oração e período
Estudo do Texto
“Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção?”
O farto discurso de uma sociedade mais ética não encontra base nos próprios brasileiros que, apesar de criticarem a corrupção na sua forma político-partidária mais comum, não se auto avaliam quanto ao caráter corruptível do tão conhecido jeitinho brasileiro.
Qualquer ação negligente que um indivíduo tome como essencial pode, algumas vezes, parecer “anormal”, já que a maioria dos vícios corruptos se naturalizaram ao longo da história sócio-político-econômica brasileira e para modificar isto é preciso que as organizações sociais locais tenham poder suficiente e não ações isoladas.
Assim sendo, os encontros familiares, reuniões de bairro ou condomínio são espaços próprios para o desenvolvimento de uma nova consciência coletiva, provedora de eleitores mais conscientes e seletivos e cidadãos mais responsáveis e atentos à vida de sua comunidade.
Visto que o debate sobre ética abrange todos os pontos da conduta humana, social e familiar, deve também alcançar as mais variadas mídias, em especial a internet através de blogs, orkut, sites, entre outros. Todos esses meios são espaços propícios a assuntos polêmicos, mas culturalmente aceitos, apesar de antiéticos. Violência doméstica, sonegação de impostos, difamação do próximo e outros hábitos maléficos precisam ser avaliados e desconstruídos ao passo que uma renovada sociedade ascende.
Desse modo, para que a aclamada reforma social e moral ocorram, somente a vontade de debater não basta, sendo primordial que cada um reeduque a si mesmo por meio de ações coerentes e diárias transcendendo retóricas superficiais e arbitrárias na busca da evolução comum.
1º Concurso de Desenho e Redação da CGU
1ª colocada 3º ano do Ensino Médio
Mayara do Carmo Gomes Coelho
Centro de Ensino Médio Asa Norte
Brasília-DF
I - Vocabulário
Prezado cursista,