Franquias
1 INTRODUÇÃO 3
2 Competencias 4
3 Definição de cim – Estratégia de Marketing 7
4 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
O mercado de franquias no Brasil obteve um crescimento importante e significativo nos últimos anos, devido a vários fatores como o crescimento da economia, novas marcas que aderiram ao sistema, além dos novos modelos de negócios que já são criados desde sua origem param se ampliarem como franquias.
Outro fator importante para esse crescimento é o espírito empreendedor, que faz com que mais pessoas acreditem no seu potencial e partam para uma carreira solo, tendo o seu próprio negócio.
A principal essência da “franchising" é replicar um modelo que já demonstrou ser sucesso, isso não só possibilita um aprendizado mais rápido para o novo empreendedor, como também proporciona a ele um risco menor, se comparado ao de abrir um negócio sozinho e partindo do zero. O amadurecimento do setor também possibilitou a entrada de diferentes perfis de investidores.
Desde aquele que pretende somente substituir seu emprego por um negócio próprio para ter uma renda que atenda as suas necessidades, até grandes investidores que administram 10, 20 ou mais franquias. Esse movimento fez com que o setor se profissionalizasse ainda mais, para atender as expectativas de quem já tem história de sucesso para contar em sua carreira.
Por se tratar de um investimento de menor risco, já que o modelo foi previamente testado, as franquias também têm atraído cada vez mais os jovens que, recém- formados, ainda não possuem grande experiência profissional, mas contam com garra e energia para absorver todo o conhecimento sobre como gerir um negócio. Hoje já são mais de duas mil oportunidades de franquias no Brasil, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
2 Competencias
2.1.1 Competência