Franquias
O sistema de franquias mostra-se presente nas sociedades desde a época do feudalismo quando eram concedidas licenças ou Franquias a senhores de terras e outras pessoas para que, em nome da Igreja ou dos Monarcas, coletassem impostos e taxas.Com o passar dos anos as Franquias se tornaram uma das melhores maneiras de se montar um negócio de sucesso.
Objetivo Geral: conceder licenças ou Franquias a senhores de terras e outras pessoas para que, em seu nome, coletassem impostos e taxas.
Objetivo Específico: Mostrar de forma clara e direta o conceito de Franquia, seus tipos, vantagens, a legislação pertinente, o contrato, as partes da Franquia ( franqueado e franqueador), as franquias da cidade de Conselheiro Lafaiete,entre outros.
Justificativa: Esse trabalho é muito relevante para a disciplina de Logística de Distribuição pois devido as franquias de uma mesma rede contam com vantagens nesse aspecto por terem um planejamento geral feito pelo seu Franqueador que criar normas e padrões para maior satisfação de ambas as partes
1 FRANQUIA
Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada na administração que tem como objetivo um sistema de venda de licença onde o franqueador (quem possui a marca) cede, ao franqueado (o autorizado a utilizar a marca), o direito de uso da sua marca,patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição de produtos ou serviços. O franqueado, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties (direitos autorais). O franqueador cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
É obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia