Franquias - principais expressões do segmento de franchising
Capital Inicial – É o valor do investimento necessário para começar o negócio.
Conselho de Franqueados – Constituição informal de um grupo de franqueados eleitos pela própria rede para representar, junto à franqueadora, os interesses e opiniões de todos a respeito das questões macro no negócio.
Contrato de Franquia – Documento legal que rege a relação de franquia entre o franqueador e o franqueado após o início das operações.
Convenção dos Franqueados – Reunião anual com todos os franqueados de uma rede para balanço de atividades do ano e projeções para o próximo.
Manual de Operações – Material desenvolvido pelo franqueador com todas as regras, normas, procedimentos e rotinas operacionais, que deve ser entregue aos franqueados na assinatura do contrato.
Marca – Muito mais que um logotipo, significa todas as formas de manifestação que impactam no mercado consumidor. Inclui os ativos tangíveis e intangíveis de propriedade do franqueador.
Royalties – Taxa paga pelo franqueado ao franqueador pelo direito de uso de sua marca ou comercialização de seus produtos. O valor, definido em contrato, é um percentual sobre o faturamento bruto da unidade.
Taxa de Franquia – É a taxa de adesão ao sistema de franquia a ser paga pelo franqueado na assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia.
Taxa de Propaganda – Taxa mensal ou periódica paga pelo franqueado para contribuir com o fundo de propaganda da rede.
Território – Área de atuação que deve ser trabalhada pelo franqueado, durante o prazo do contrato de franquia.
Treinamento – O franqueador capacita o franqueado, passando conhecimento sobre o negócio – seu formato, suas particularidades e seu padrão.
Unidade Franqueada – Local físico onde o franqueado exerce suas atividades.
Fonte: Guia de Franquias