franquia
Um planejamento estratégico de expansão bem elaborado, e uma etapa importante do desenvolvimento de uma franquia, apartir dele o franqueador terá uma melhor compreensão de sua empresa, do mercado e da concorrência.
O empreendedor que deseja entrar para um sistema de franchising deve buscar fontes da franquia com a qual pretende abrir seu negócio. Primeiramente, deve ser escolhido um ramo de negócio com o qual se identifique, pois esta será a sua vida daqui para frente. Ao menos, na maior parte do dia. É preciso esclarecer que,para um bom resultado, prescindem presença e competência administrativa do dono do negócio. Não se deve pensar em abrir um negócio para se trabalhar menos.Pode também vislumbrar as oportunidades, os locais, regiões, mais adequadas para a instalação da franquia, com maiores chances de serem sucedidas, projetar o futuro da rede e traçar com mais precisão todas as ações que conduzirão o processo de expansão da marca.
O primeiro passo é verificar a existência de mercado no país para o negócio No caso das franquias de alimentação, como a empresa controla o processo de produção e disponibiliza suporte e treinamento, profissionalismo e viabilidade financeira são as características mais importantes.
A franquia deverá estar preparada para se adaptar à realidade de um país diferente. “Há marcas que se restringem a traduzir o material e adaptar a legislação. Dependendo do segmento de atuação, isso pode levar ao insucesso.
É preciso prestar atenção aos aspectos logísticos, que podem ser complicados em uma operação internacional..
Ter experiência no ramo em questão só traz vantagens na negociação.
Como estratégia adotaria a implantação de quiosques nos metros e terminal rodoviário, pois em ambos lugares há um fluxo de pessoas que circulam