Franquia
O que é franquia?
A franquia é uma modalidade de negócio que envolve a distribuição de produtos ou serviços. Mediante condições estabelecidas em contrato, o franqueador concede e transfere para o franqueado: marca; tecnologia; consultoria operacional; e produtos ou serviços.
No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94.
A Franquia se divide em três etapas: - 1ª Geração
As franquias se caracterizam por possuir apenas a licença restrita do uso da marca e distribuição do produto, com ou sem exclusividade. Com quase nenhum suporte operacional e mercadológico, podem ser chamadas de “Franquias de Marcas”.
- 2ª Geração
Nesta, (além das vantagens da 1ª Geração), os franqueados recebem algum tipo de suporte para a operação deste negocio. Na maioria das vezes são direcionados a comprar produtos diretos dos franqueados, que inclusive seria o único fornecedor e os royalties poderiam já vir embutidos nos preços dos produtos adquiridos.
- 3ª Geração e Gerações Superiores
O franqueador concede ao franqueado a licença restrita do uso da marca, os direitos de distribuição dos produtos ou serviços próprios ou de terceiros, com exclusividade dentro de certos limites territoriais.
Quando surgiu?
Considera-se que o sistema de franquia surgiu nos Estados Unidos após a Guerra Civil, quando a empresa de maquias de costura Singer estabeleceu uma rede de revendedores. Foi desenvolvida através de empresários, em resposta aos seus problemas que eram encontrados em seus negócios.
O que são os Franqueados?
O Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.
Conceito de