Franklin Roosevelt
O único homem a ser eleito para quatro mandatos consecutivos como presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt nasceu em Hyde Park, estado de Nova York, em 30 de janeiro de 1882. Seus pais eram James Roosevelt e Sarah Delano Roosevelt, ambos membros de famílias ricas, descendentes de antigos ancestrais holandeses, ingleses e americanos. O presidente Theodore Roosevelt foi seu primo distante. Depois de se formar na Universidade de Harvard e na Escola de Direito da Universidade de Columbia, ele começou a exercer a profissão em 1907. Casou-se com sua prima Anna Eleanor Roosevelt (1884-1962) em 1905 e ingressou na política em 1911. Atuou como senador pelo estado de Nova York, como secretário assistente da Marinha sob o presidente Woodrow Wilson (1856-1924) e, em 1920, concorreu, sem sucesso, como candidato à vice-presidência pelo Partido Democrata.
Depois de uma crise de poliomielite em 1921, suas pernas tornaram-se inúteis para o resto de sua vida. Para superar essa deficiência, ele aprendeu a andar com o uso de muletas e apoios de perna e voltou à política em 1924. Ele foi eleito governador de Nova York em 1928 e concorreu à presidência dos Estados Unidos em 1932, prometendo um novo e ousado plano de ação para resgatar a nação dos efeitos da Grande Depressão de 1929, o pior desastre econômico do século XX. Ele fez uma campanha contra o presidente em exercício, Herbert Clark Hoover (1874-1964), propondo nada menos que o governo mais ativo da história americana, e convencendo o povo de que ele "não tinha nada a temer, a não ser a si próprio".
Eleito por uma esmagadora maioria de votos, Roosevelt tomou posse em março de 1933 e conseguiu aprovar no Congresso em apenas cem dias seu inovador plano econômico, chamado por ele de New Deal (que poderia ser traduzido como Nova Ordem). O Legislativo deu a Roosevelt 3,3 bilhões de dólares, uma