frankentein
As mulheres, por outro lado, são todas confinadas ao lar, donas de casa, como Elizabeth e Caroline, que também desempenham o papel de enfermeira, ou empregadas domésticas como Justine.
O que despertou em Victor a criação de uma vida foi quando ele se deparou com a morte e neste contexto das mulheres são tão subjugadas, ele viu a limitação das mulheres através da morte, então ele percebeu que só um homem poderia resolver esta questão do fim desta morte e transformá-la em vida para sempre. Os homens tinham um papel muito importante na sociedade, eram funcionários do governo, como o pai de Victor, cientista como o próprio Victor, então os homens tinham o poder então porque não ter o poder sobre a morte também, sendo que as mulheres davam a vida através do nascimento mas não tinham o poder de ilimitá-la.
Com esta esfera de compatibilidade de valores sociais, Victor não consegue trabalhar e amar ao mesmo tempo e se recusa a ter uma relação afetuosa com o seu trabalho, em especial com a sua criação, pois a criação tipificava as mulheres.
Na história houve morte de muitas mulheres, Justine que é enforcada, acusada injustamente de ter matado William, irmão de Victor, na realidade a primeira vítima da fúria vingativa da criatura e Elizabeth, que na