FRANCIS BACON
Quem foi:
Francis Bacon foi um importante filósofo inglês dos séculos XVI e XVII. Foi também político e estadista e ensaísta. É considerado um dos fundadores da Ciência Moderna.
Nascimento:
Francis Bacon nasceu na cidade de Londres (Inglaterra) em 22 de janeiro de 1561.
Morte:
Francis Bacon morreu na cidade de Londres (Inglaterra) em 9 de abril de 1626.
Principais realizações e atuações:
- Foi eleito para a Câmara dos Comuns Inglesa em 1584.
- Durante o reinado de Jaime I, atuou como procurador-geral, fiscal-geral, guarda do selo e grande chanceler.
Principais ideias:
- Como filósofo foi muito importante na defesa do uso do método científico (empirismo). Defendia que a obtenção dos fatos verdadeiros se dava através da observação e experimentação (regulada pelo raciocínio lógico).
- Propôs a classificação das ciências em três grupos: Ciência da Imaginação (poesia), Ciência da Memória (História) e Ciência da Razão (Filosofia).
Principais obras
- Novum organum- Instauratio magna
- Elementos das leis comuns da Inglaterra
- Casos de traição
- Ensaios.
Um filósofo natural Inglês que usou o raciocínio indutivo, na tentativa de melhorar os erros cometidos por Aristóteles, e é conhecido por promover o método (científico). Como Bacon nunca realmente fez alguma descoberta experimentail, nem tinha um laboratório para trabalhar, por que ele foi dado o máximo de crédito e é considerado um dos mais proeminentes filósofos naturais?O título da obra de Bacon, Novum Organum (1620), é baseada na obra de Aristóteles sobre lógica. Organum traduz em Português como o instrumento do pensamento racional, Bacon propôs um novo estilo de raciocínio para substituir o trabalho de Aristóteles. A filosofia aristotélica foi baseada em um conjunto