FRANCI PRONTO
MACIEL, de Lima Francielli¹
SCHMIDT, Berger Debora²
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo contribuir para uma maior qualidade na saúde do homem e conservação da mesma, focando na importância de realizar com regularidade as medidas de prevenção primaria, identificando os motivos em relação a pouca procuram dos homens aos serviços de saúde visando uma perspectiva preventiva. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de revisão integrativa, sendo selecionados ao final da busca 20 artigos. A relevância do tema constitui na percepção da pesquisadora sobre evidenciar os fatores que deixam os homens afastados dos serviços de saúde. Conclui-se que há a realização de ações preventivas somente em caráter pontual, a jornada laboral no mesmo horário de funcionamento das unidades, a ausência de capacitações, a ambientalização dos espaços que ainda é feminilizada e a falta de planejamento a partir da criação da política de Saúde do Homem. Com isso demostra a necessidade de mudanças para ambientalizar o homem aos serviços de saúde para a sobrevivência no mercado como diferencial.
Palavras chaves: Saúde do Homem. Enfermeiro. Atenção Primária à Saúde.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo irá conhecer e aprofundar o que a literatura atual apresenta a respeito das questões que abordam a pouca procura dos homens por prevenção nos serviços de saúde na atenção primária, reconhecendo assim, a relevância para a Enfermagem no processo de conscientização e capacitação das suas equipes de trabalho na assistência a população masculina. Através de uma pesquisa de revisão integrativa.
Segundo Couto et al. (2010) é necessário que se modifique as maneiras de tratar e acolher os homens nos serviços de saúde, visto que ainda se mantém a figura de invulnerabilidade e há necessidade de maior divulgação de ações voltadas a este público. O mesmo autor também traz que muitas unidades de saúde possuem os mesmos horários de atendimento da