Framework extjs
Frameworks javascripts trabalham com um conjunto de tecnologias: CSS (formatação da apresentação); XHTML (estrutura de apresentação); DOM (modelo de árvore de objetos que representam os elementos especificados que os browsers devem implementar); XML e JSON (formatos de dados); e XMLHttpRequest (objeto que fornece conexões assíncronas ao servidor sem precisar submeter a página, e que deu origem à técnica de Ajax).
Os benefícios de usar Frameworks estão na redução da complexidade pela facilidade de manipulação de um conjunto de tecnologias com uma única API; na possibilidade de acessibilidade semelhante ao ambiente desktop; e na facilidade do tratamento dos dados em camadas físicas entre o lado servidor e o lado cliente.
Além disso, esses Frameworks estendem as tecnologias fornecendo efeitos visuais (como Fade in, Fade out), Drag’n’Drop (arrastar e soltar), mecanismo de Crossbrowser (encapsulamento das especificidades de cada navegador), redimensionamento de regiões da GUI em tempo de execução, implementação de métodos inexistentes na API nativa dos navegadores e tratamento adequado a diversos formatos das fontes de dados.
Para o projeto desenvolvido utilizamos o framework ExtJS que será descrito no próximo tópico.
ExtJS
O ExtJS é um framework Javascript criado originalmente como uma extensão do YUI (Yahoo! User Interface). Na época de sua criação, chamava-se yui-ext, funcionando junto ao YUI, que era utilizado como base para o funcionamento.
Posteriormente com a evolução da extensão yui-ext foram incorporados outros frameworks existentes como o Prototype e o jQuery, criando assim o framework ExtJS.
O ExtJS, por ser uma biblioteca Javascript cross-browser, provê ao desenvolvedor ferramentas para criar interfaces para páginas e sistemas web-based com alta performance, customização e uma aparência elegante. Seus principais atributos são:
• Alta performance e customização de componentes;
• Bem projetado e extensível modelo de