Fragmentação da Norma de Trabalho na Europa
“A fragmentação da norma de emprego na Europa. Uma Comparação entre Alemanha e França” - Olivier Giraud e Arnaud Lechevalier
Resumo:
O trabalho faz um estudo analítico a fim de comparar as mudanças na norma do emprego na Alemanha e na França a partir do final dos anos 80, fazendo um paralelo com o caso brasileiro, enfocando a influência que os discursos políticos tiveram na conversão dessas normas, que englobam a remuneração, a valorização da qualificação e a estabilidade no emprego, assim como a inclusão da mulher no mercado de trabalho.
Abstract:
The paper is an analytical study comparing changes in employment norm in Germany and France from late '80s, making a parallel with the case of Brazil, focusing on the influence that political speeches were converting these standards, encompassing pay, the skill improvement and job stability, as well as the inclusion of women in the labor market.
A fragmentação da norma de emprego na Europa. Uma Comparação entre Alemanha e França (Olivier Giraud e Arnaud Lechevalier)
O artigo se propõe a analisar as mudanças na norma do emprego na Alemanha e na França a partir do final dos anos 80, enfocando a influência que os discursos políticos tiveram na conversão dessas normas, que englobam a remuneração, a valorização da qualificação e a estabilidade no emprego.
Nessa abordagem, as normas do emprego são determinadas por três fatores: o poder de intervenção do Estado nas políticas de emprego; o poder dos sindicatos e das associações patronais na determinação dessas políticas; e o poder de influência do mercado, indicado pelas condições de concorrência e pelas estruturas organizacionais existentes. Até os anos 80, França e Alemanha apresentavam formas distintas de influência dessas instituições sobre a construção das políticas de emprego. A França apresentava um Estado forte, com poder para garantir proteções