Fracionamento de Petróleo
Cabe a este trabalho entender e descrever como ocorre o processo de fracionamento do petróleo, ou seja, sua divisão em substâncias derivadas. Antes é preciso conhecer os conceitos que envolvem os princípios de mistura química, por exemplo, o que é uma mistura homogênea e eterogênea, ou então um sistema em fases. Estes conceitos estão presentes em nosso cotidiano, como por exemplo, o ar, a água do mar, ou até mesmo a água tratada, são exemplo de misturas.
Desenvolvimento
Basicamente, uma mistura é constituida por conter duas ou mais substâncias puras. Essa mistura pode ser dividir em dois grupos básicos, heterogênea ou homegênea.
Heterogênea é toda mistura que possui duas ou mais fases visíveis, ou seja, quando é possível identificar a presença de mais de uma substância no sistema. Como exemplos simples de misturas heterogêneas podemos destacar: água + óleo (duas fases), água + óleo + areia (três fases), pó de ferro + cerragem (duas fases).
Homogênea é toda mistura que possui somente uma fase visível, não sendo possível visualizar as outras substâncias presentes no sistema. Como exemplo podemos citar: água + sal, água + álcool etílico, água do mar, ar.
Como pudemos notar existem vários tipos de misturas entre substâncias diferentes, alguns em estados físicos iguais, enquanto outros em estado físico diferente, como: sólido + sólido, sólido + líquido, líquido + líquido, líquido + gasoso e até gasoso + gasoso. Dessa forma, em algumas circunstâncias, é nescessário separar substâncias misturadas homogêneamente ou heterogêneamente de acordo com a nescessidade. Como por exemplo a decantação ou a centrifugação, que separam sólidos de líquidos, como também a evaporação ou destilação simples e a destilação fracionada separam líquidos de líquidos. Método usado no processo de fracionamento do petróleo, observe a figura a seguir.
A figura da página anterior demonstra como ocorre o fracionamento do petróleo usando a destilação fracionada. Este