Fracionamento de misturas heterogêneas
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO
DISCIPLINA: Introdução à Química Experimental – Turma: QUI 1ª/T2
Prof.ª Mariângela de Oliveira Lima
Aluna: Juliana Paradela
Data das práticas: 16/10/2013 e 30/10/2013
Fracionamento de Misturas Heterogêneas
Belo Horizonte
2° Semestre 2013
1 Introdução
O fracionamento de misturas heterogêneas consiste em separar duas ou mais substâncias de um esquema em que as substâncias se encontrem em mais de uma fase.
Durante as práticas, viuse como ocorre a separação magnética, a separação por diferença de densidades, filtração simples e filtração a vácuo.
A separação magnética constitui em separar um material magnético de um nãomagnético com um ímã. Essa propriedade é também chamada de imantação. Um exemplo seria a mistura de cobre e cobalto; o ímã atrairia o cobalto e não atrairia o cobre, separandoos.
A separação por diferença de densidades, ou decantação, é um método de fracionamento utilizado para separar misturas do tipo líquidolíquido. Nesse processo, separamsem líquidos imiscíveis com densidades diferentes,[1] tendo por exemplo a água e o acetato de etila, que podem ser separados com um funil de decantação, equipamento como o da montagem 1. A diferença de densidade permite saber o teor de ácool na gasolina, como foi visto em prática, e sem a necessidade de um funil de decantação.
A filtração simples é um método de separção de misturas heterogêneas do tipo sólidolíquido que consiste em fazer passar a mistura por uma superfície porosa, filtro, onde o sólido fica retído e o líquido atravessa o papel de filtro que se encontra sobre o funil de vidro.[2]
Um exemplo seria a mistura de sílica e água, em que a sílica ficaria retida. Esse sistema está de acordo com a