Fracionamento celular: revisão de literatura
Trabalho de Revisão apresentado ao componente curricular de Biologia Celular Vegetal, ministrado pelo professor Renato Delmondez de Castro, para obtenção parcial de nota no curso de graduação de Bacharelado em Biotecnologia.
Salvador- BA
2012
FRACIONAMENTO CELULAR: REVISÃO DE LITERATURA
Alan Muricy Jamile Santos¹
Leomar Leão¹
Suellen Rocha¹ Zenildes Reis³
Renato de Castro
RESUMO
Fracionamento celular são métodos de separação e purificação de componentes, que levam a separação das organelas celulares, para estudos específicos de sua composição química e sua função de forma especifica. O processo físico é feito através de uma centrifuga que separam as organelas e os componentes celulares através de seus coeficientes de sedimentação.
Essa capacidade de precipitação do coeficiente de sedimentação de uma partícula, depende de seu tamanho, forma, densidade e viscosidade do meio em que está suspensa. Os números obtidos serão analisados ao microscópio eletrônico para verificar sua pureza. A partir do levantamento de alguns artigos, percebemos a grande relevância do uso do fracionamento celular na elaboração das pesquisas e os resultados do objeto de estudo.
Palavras-chave: fracionamento celular, biotecnologia, célula vegetal.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Roberts: “Os métodos de fracionamento celular consistem na separação e isolamento de diversos componentes celulares, para seu posterior estudo através de técnicas bioquímicas ou de biologia molecular. Eles se baseiam essencialmente na homogeneização dos tecidos e na destruição dos limites celulares por meio de diferentes procedimentos mecânicos ou químicos, com posterior separação das frações subcelulares, de acordo com sua massa, superfície e peso específico.”
(Roberts, 2003)
O método de fracionamento por centrifugação é o mais utilizado pois permite que os componentes celulares sejam separados por densidade,