Fracasso escolar - inclusão
SUCESSOS E FRACASSOS
DEFICIÊNCIA FISICA E INTELECTUAL
INTRODUÇÃO:
O trabalho que se apresenta, trata de destacar a inclusão social no meio escolar, onde no Brasil existe uma lei que assegura a acessibilidade a todos a rede regular de ensino.
Caracteriza-se em pontos importantes, tratando do sucesso e do fracasso encontrado na inclusão, além de mostrar as deficiências físicas e intelectuais dos portadores de necessidade especiais.
INCLUSÃO SOCIAL
A educação tem hoje grandes desafios para garantir a todos os indivíduos a apropriação do conteúdo básico, que a escolarização deve proporcionar. Esta meta estende-se a todas as modalidades do sistema de ensino, incluindo a educação especial, voltada para os alunos que apresentam necessidades especiais, ou seja, pessoas que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter temporário ou permanente e que, em interação dinâmica com fatores sócio ambientais, resultam em necessidades muito diferenciadas da maioria das pessoas. Até recentemente, em grande parte dos países, recomendava ações educacionais que privilegiavam a organização de salas especiais nas instituições escolares, separando tal população dos demais alunos. Essa tendência, que já foi senso comum no passado, reforça a separação/segregação de indivíduos que, devem conviver integradamente aos demais alunos, ou seja, quaisquer que sejam suas diferenças.
A legislação brasileira (Constituição de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente) posiciona -se favoravelmente ao atendimento dos alunos com necessidades especiais nas classes comuns nas escolas ,em 1990, lei n.°9.394/96. Isto, evidentemente, traz grandes desafios a todas as escolas que tem que estender a todos os alunos com necessidades educacionais especiais seu compromisso de encontrar metodologias de ensino e recursos diferenciados que lhes assegurem êxito na tarefa de atingir os objetivos