fqefdf

3774 palavras 16 páginas
INSTRUMENTAÇÃO DE HIGIENE OCUPACIONAL

TERMÕMETRO DE GLOBO

Sobrecarga Térmica – quantidade de carga térmica a qual o trabalhador pode estar exposto, resultante da combinação das contribuições da taxa metabólica relacionada ao trabalho exercido e dos fatores ambientais.
Parâmetros do Ambiente e da tarefa que devem ser obtidos:

• Temperatura do ar
• Velocidade do ar
• Carga radiante do ambiente
• Umidade relativa do ar
• Metabolismo, por meio da atividade física da tarefa
As medições de sobrecarga térmica foram iniciadas com a utilização da árvore de termômetros que consistia de um pedestal com um termômetro de bulbo sêco, um de bulbo úmido natural e um termômetro de globo acoplados e ajustados.
Os sensores do IBUTG são:
Termômetro de Bulbo Seco — é um termômetro comum, cujo bulbo fica em contato com o ar. Teremos, dele, portanto, a temperatura do ar.
Termômetro de bulbo seco (Tbs)
É um termômetro composto de mercúrio comum ou algum outro tipo de sensor que possui leitura idêntica como, por exemplo, os sensores eletrônicos.
Termômetro de Bulbo Úmido Natural — é um termômetro cujo bulbo é recoberto por um pavio hidrófilo, que tem sua extremidade imersa em água destilada. Outros arranjos de sensores, pavios e reservatórios são possíveis, desde que se preserve uma boa aeração do bulbo e pelo menos 25 mm de pavio livre de qualquer obstáculo, a partir do início da parte sensível do termômetro.
A temperatura de bulbo úmido é um tipo de medida de temperatura que reflete as propriedades físicas de um sistema constituído pela evaporação da água no ar.

A evaporação consome calor para acontecer, ocasionando resfriamento, pois, como as moléculas de maior energia escapam (evaporam) e as que ficam têm menor energia cinética média, a temperatura do líquido diminui.
Termômetro de Globo — é um aparato que possui um termômetro (ou sensor equivalente) posicionado no centro de uma esfera oca de cobre de diâmetro de seis polegadas. A esfera é preenchida

Relacionados