FQ
No âmbito da disciplina de Físico-Química, foi-nos solicitada a execução de uma actividade prático-laboratorial que tinha por base a identificação de substâncias recorrendo ao método do picnómetro e através do cálculo da densidade relativa das substâncias dadas (uma sólida e outra líquida).
1.1. Introdução teórica:
Cada substância é caracterizada por um conjunto de propriedades físicas e químicas, como a densidade, a temperatura de fusão, a temperatura de ebulição, etc. que são chamadas constantes físicas e que permitem identificar e reconhecer cada substância por entre outras, funcionando como o seu «bilhete de identidade».
A determinação das constantes físicas de uma amostra de substância poderá, pois, servir para identificar essa substância e avaliar o seu grau de pureza.
A densidade ou massa volúmica de uma substância é a massa existente em cada unidade de volume dessa substância. Representa-se pela letra grega ρ (lê-se ró), e o seu valor obtém-se pelo quociente entre a massa de uma amostra da substância em estudo e o seu respectivo volume. A densidade resolve-se pela seguinte fórmula: ρ = m/V
Mudanças de estado originam mudanças na densidade de uma dada substância, o que nos permite afirmar que a densidade de um mesmo material depende da temperatura.
A unidade SI de densidade é o kg m-3. Usualmente, as densidades de sólidos e de líquidos exprimem-se em unidades diferentes da unidade SI, que são: g cm-3 e kg dm-3.
Contudo, como apenas recorremos à densidade relativa e não, ao cálculo das três principais constantes físicas (densidade, temperatura de fusão e temperatura de ebulição), não nos foi possível determinar e avaliar o grau de pureza das substâncias dadas (vidro e o álcool etílico).
2. Objectivos
. Determinar a densidade relativa de uma substância sólida usando o picnómetro de sólidos;
. Determinar a densidade relativa de uma substância líquida usando o picnómetro de líquidos;
. Identificar as substâncias dadas, pela análise dos resultados