Fq na nossa vida
Diz-se que um painel fotovoltaico é um gerador de energia eléctrica, porque a energia absorvida por este é transformada em energia eléctrica (foto = luz; voltaico = volts).
Os painéis fotovoltaicos apresentam vantagens como: uma produção não poluidora, isto é, os painéis fotovoltaicos são inofensivos do ponto de vista ambiental; não produzem cheiros nem ruídos; requerem pouquíssima manutenção e apresentam um tempo de vida elevado (superior a 20 anos). Além das suas vantagens, os painéis fotovoltaicos também apresentam desvantagens, tais como: o grande investimento inicial e um fraco rendimento entre 12% a 16%;
É ainda de salientar que, numa região muito quente existem vantagens na utilização de painéis solares, porque num painel solar aproveita-se a radiação solar para aquecer líquidos, normalmente como a água.
Algumas das aplicações dos painéis fotovoltaicos são nas calculadoras, nas habitações, nas pequenas unidades industriais, em aplicações em engenharia espacial (satélites), na sinalização (bóias marítimas, faróis, aeroportos, passagens de nível, etc.), na alimentação de sistemas de telecomunicação (TV, rádio, telefone), em aplicações nocturnas ligadas à iluminação, entre muitas outras aplicações existentes.
Para estudar o factor intensidade da luz incidente, é necessário usar filtros, que absorvem radiação e portanto a intensidade da luz incidente no painel diminui. Inclinando ligeiramente o painel, a intensidade da radiação diminui, porque ela é máxima quando a radiação incidente é perpendicular ao painel. Podemos ainda referir que fizemos estas duas experiências: primeiro com uma folha de papel, na qual verificamos que a intensidade diminui, e posteriormente inclinamos ligeiramente o painel, na qual também verificamos que a intensidade da radiação diminui.
Para obter o máximo rendimento é necessário haver uma diminuição da Resistência, e para tal, é preciso haver um aumento da intensidade.
Podemos ainda referir que a