FPE
A psicologia da educação nos oferece vários subsídios que facilitam a compreensão da mente do aluno, quais são suas necessidades, de acordo com sua faixa etária, e como manusear as práticas de ensino para que o conteúdo exposto em sala de aula seja completamente absorvido pelo aluno. Por motivos assim, tem sido uma das disciplinas obrigatórias nos cursos de formação de professores.
Por estudar como ocorre o desenvolvimento humano e o processo de ensino e aprendizagem, atribui-se grande importância a essa área da psicologia, que está diretamente ligada à educação e à prática docente .
É fundamental que o professor conheça as condições biológicas, cognitivas, psicológicas, afetivas, e sociais, de seus alunos, a fim de perceber como deve prosseguir no ensino e na convivência com os mesmos.
A Escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que a frequentam. E o desempenho desse papel só ocorre na medida que se conhece a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola conduz o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados.
Nesse ensaio ficará evidente a importância e a atuação da psicologia da educação na formação de professores, e as teorias que explicam o processo de aprendizagem e do desenvolvimento.
A psicologia encontra-se como uma das disciplinas que precisa auxiliar o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que possibilitem a ele ir construindo seus saberes docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhe coloca no cotidiano.
A psicologia precisa ser ensinada nos cursos de formação de professores de maneira