Foucalt
Para compreendermos melhor as manifestações artísticas dos gregos é necessário retomar a importância da religião e de sua manifestação na vida humana. A origem das coisas era explicada através da mitologia, ou seja , o estudo da história dos deuses. Isso quer dizer que, para os gregos, cada deus nasceu em um certo momento e desenvolveu sua vida com características próprias, e esses deuses podiam controlar todos os aspectos da terra, desde a maré até o vencedor de uma corrida. Os gregos representavam os deuses com a forma humana e principalmente acreditavam que possuíam virtudes e defeitos.
A religião grega dava grande valor aos deuses ao mesmo tempo em que dava grande valor aos homens. Por isso sua cultura é considerada antropocêntrica (a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos), individualista e racional; é ainda hedonista (Hedonismo: doutrina moral que considera ser o prazer a finalidade da vida) , possibilitando ao homem a realização de obras de que reflitam seus sentimentos internos, produzindo por prazer, sem ser utilitarista.
O fato de serem politeístas e de acreditarem na semelhança entre deuses e homens, criou uma expressão religiosa singular no Mundo Grego, dando destaque aos templos, os primeiros foram construídos no século VII a.C. .Cada cidade tinha um Deus específico e muitos rituais e festivais foram associados a essa divindade, ou seja, a vida das pessoas estava diretamente associada a religião. O templo era geralmente voltado para o leste, em direção ao local onde uma determinada estrela ou planeta relacionado a divindade da cidade, seria