Fotossíntese
01- Extrair energia derivada do sol, além de sintetizar combinações orgânicas que não podem ser formadas sem a contribuição de energia.
A clorofila a - Ocorre em todos os organismos clorofilados, possui cor verde-azulada.
Função: Absorver luz na região próxima ao azul e ao violeta.
A clorofila b - É considerada um pigmento acessório, juntamente com os carotenóides e possui cor verde.
Função: A clorofila "b" não faz conversão de energia, sendo assim, após absorver luz, transfere para a clorofila "a" a energia captada do fóton para que ela faça a conversão.
A clorofila c - Encontrada em diatomáceas, dinoflagelados e algas pardas. O que a diferencia com a clorofila a é só o fato que a clorofila c não possui o fitol.
A clorofila d - Encontrada somente em algas vermelhas. É semelhante à clorofila a, exceto que um grupo (-O-CHO) substitui um grupo (- CH = CH2) no anel I.
Apesar de todos os tipos de clorofilas serem verdes, as pequenas variações em sua estrutura fazem com que o espectro de absorção seja ligeiramente diferente de uma para outra, permitindo que as diferentes clorofilas complementem-se mutuamente para aumentar o alcance de absorção do espectro de luz visível. (Lehninger, 1995) http://www.biologados.com.br
02 - São:
- Reações à Luz (Fluxo de Elétrons): É quando a absorção da luz excita as moléculas de pigmento. Um fóton de luz é absorvido, um elétron é deslocado para um nível de energia mais alto. Uma molécula que tenha absorvido um fóton está num estado excitado, que é geralmente instável. Os elétrons deslocados para orbitais de energia superiores, usualmente retornam rapidamente aos seus orbitais normais. A molécula excitada reverte ao estado basal estável, fornecendo o quantum absorvido como luz ou calor, ou usando-o para o trabalho químico.
- Reações no Escuro: A segunda rota principal da fotossíntese é o Ciclo de Calvin-Benson, também chamado de ciclo redutivo das pentoses-fosfato. As enzimas envolvidas estão