Fotossíntese
Fotossíntese é um processo físico-químico, realizado por plantas, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz. A taxa de fotossíntese é cerca de 30 vezes maior que a respiração na mesma planta, podendo ocorrer momentos em que ambas serão equivalentes.
Imagem retirada de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16750
12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6.
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
1.1 Como acontece?
A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chegam até as folhas pelo caule em forma de seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então o cloroplasto transforma a energia solar e os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
2 Fatores Limitantes da Fotossíntese
2.1 Intensidade luminosa
A partir de baixa intensidade luminosa, medida pela liberação de gás oxigênio, a fotossíntese aumenta de forma linear conforme o suprimento de luz até atingir um limite, chamado saturação luminosa.
Imagem retirada de http://djalmasantos.wordpress.com/2011/02/12/testes-de-fotossintese-13/
2.2 Temperatura
As reações na região limitada pela luz não são sensíveis à temperatura. Em condições ideais de luminosidade e concentração de gás carbônico a taxa de fotossíntese tende aumentar conforme a temperatura aumenta, porém quando esta fica muito alta, pode causar danos para a fotossíntese e para a planta.
Imagem