Fotossíntese (Bioquímica)
Acadêmica: Jéssica Diniz Maia
Fotossíntese
Seres fototróficos, quimiotróficos, autotróficos e organotróficos:
Os organismos vivos são classificados de acordo com a fonte de carbono utilizada (CO2 ou substâncias orgânicas), a fonte de energia (luminosa ou química) e a fonte de elétrons (inorgânica, orgânica ou água), eles podem ser fototróficos, quimiotróficos, autotróficos e organotróficos.
Organismos fototróficos:
Os organismos fototróficos usam a energia luminosa como fonte energética.
Dentro destes, existem os:
Organismos fotoautotróficos, que usam o dióxido de carbono (CO2) como fonte primária de carbono; nestes incluem-se as cianobactérias mas também, por definição, as plantas.
Organismos foto-heterotróficos, que usam compostos orgânicos como fonte primária de carbono. Incluem alguns tipos de bactérias (como as bactérias púrpura). Estes seres vivos não possuem a capacidade de produzir glicose a partir da fotossíntese.
Organismos quimiotróficos:
Organismos quimiotróficos usam a energia retirada do catabolismo de compostos químicos. São As formas de vida incapazes de utilizar a energia radiante, como a vida animal, dependem da oxidação de compostos químicos para a obtenção da energia. Dentro destes, existem os:
Organismos quimio-heterotróficos: usam compostos orgânicos como fonte de carbono) e dividem-se por sua vez (dependendo da fonte de energia) em:
- Organismos quimiolitotróficos, que usam compostos inorgânicos como fonte de energia. Exemplos incluem as bactérias redutoras de sulfato.
- Organismos quimiorganotróficos, que usam compostos orgânicos como fonte de energia. Nestes incluem-se a maioria das bactérias, assim como todos os eucariontes não fototróficos.
Organismos quimioautotróficos: usam CO2 como fonte de carbono.
Organismos organotróficos: Organismos que derivam equivalentes de materiais inorgânicos ou orgânicos. Estes seres utilizam a energia liberada em reações de