Fotossintesse
É interessante notar também que, da mesma forma que uma substância química pode ser transformada em outra, uma forma de energia também pode ser transformada em outra; por exemplo: numa lâmpada, a energia elétrica é transformada em energia luminosa e térmica; numa usina termoelétrica, a energia térmica é transformada em energia elétrica; em um aquecedor solar, a energia solar é transformada em energia térmica; em um ferro de passar roupa, a energia elétrica é transformada em energia térmica.
Logo, concluímos que com uma transformação química(reação química) podemos produzir energia térmica, elétrica ou luminosa.
Como exemplo de transformação química com liberação de energia podemos citar a combustão. Às transformações químicas que ocorrem com liberação de energia damos o nome de reações exotérmicas.
* Combustão é o processo de obtenção de energia, ou seja, ao queimarmos substâncias químicas, produzimos novas substâncias e libera-se calor.
Se deixarmos uma vela acesa e sobre ela emborcarmos um copo, com o tempo a chama da vela vai diminuindo, isto ocorre porque o oxigênio que havia dentro do vidro foi consumido na queima da vela.
Para ocorrer uma combustão, são necessários: um combustível (substância que sofra a queima que, no caso, foram o pavio da vela e a parafina); um comburente (substância que alimenta a queima que, no caso, foi o oxigênio); uma energia para iniciar a combustão (que pode ser uma faísca elétrica ou a chama de um palito de fósforo).
Os combustíveis podem ser sólidos, como carvão e a madeira; líquidos, como o álcool e gasolina ou gasosos, como o gás natural e o gás