fotossintese
A fotossíntese é o processo pelo qual os seres vivos autotróficos obtêm compostos orgânicos a partir da Água e do Dióxido de Carbono.
Este conjunto de reacções é fundamental para a vida na Terra, pois por um lado é a base das cadeias alimentares (introduz a matéria orgânica nos ecossistemas) e por outro produz oxigénio como composto secundário, reciclando o dióxido de carbono produzido por outros processos biológicos.
Para que a fotossíntese possa ocorrer, é necessária a existência de pigmentos luminosos. Estes, existem nos cloroplastos, organitos que fazem parte da estrutura das folhas e apresentam normalmente a cor verde.
Eis a estrutura de um cloroplasto:
Estrutura de um cloroplasto
Os cloroplastos são envolvidos por uma dupla membrana. O seu interior chama-se estroma e as estruturas no seu interior, com o aspecto de moedas empilhadas, são uma espécie de sacos membranares e chamam-se tilacóides. É nas membranas dos tilacóides que se encontram os pigmentos clorofilinos capazes de captar a energia solar.
O processo fotossintético
Comecemos por rever a equação geral da fotossíntese:
Ou seja, partindo de Dióxido de Carbono e água, as plantas produzem glicose e Oxigénio. Agora a questão é: como?
A fotossíntese dá-se em duas etapas: uma que depende directamente da luz (fase fotoquímica), outra que pode ocorrer na ausência de luz (fase química). Analisemos com calma cada uma delas.
.
1) Fase Fotoquímica
Nesta fase, a energia luminosa é captada pelos pigmentos fotossintéticos e é transformada em energia química, necessária para a fase seguinte. Funciona assim como uma espécie de preparação.
A energia química necessária vem na forma de duas moléculas muito importantes: ATP e NADPH. A ATP (adenosina tri-fosfato) fornece a energia necessária para se estabelecerem novas ligações, e o NADPH é uma molécula capaz de transferir electrões.
Vejamos então como tudo se processa.
A energia luminosa terá neste